Seja Bem-vindo ao Profissão Bombeiro

Entre agora!

Faça parte da comunidade e inscreva-se hoje!

Conteúdo mais visto

Nada encontrado

Outros posts

Nada encontrado

Como gerenciar um grande desastre: manual gratuito

Pense rápido: o que você faria para gerenciar uma ocorrência como esta?
 
Desastre: atentado terrorista em Madrid
 
O cenário de um grande acidente, com seu típico stress generalizado e demais dificuldades de gerenciamento, tendem a tornar o cenário em uma cena caótica. As condições de pressão, a existência de múltiplos intervenientes (polícia, as companhias de gás, luz, de limpeza) as autoridades presentes, a imprensa etc. exigem uma nova organização de socorro para estes casos. Um acidente envolvendo um grande número de vítimas apresenta características próprias. É um acidente brutal, inesperado, que pode provocar destruição material e consequências humanas graves como mortos, feridos, desaparecidos e implicados, que permanecerão com trauma psicológico.
 
Comando de operações desorganizado
 
Recomenda-se, nesses casos, o estabelecimento imediato do Sistema de Comando de Incidentes. Ao mesmo tempo, o comandante (ou gestor) de ocorrências dessa natureza deve ser possuidor de um perfil de liderança diferenciado. Não é qualquer um que se encaixa no perfil de um verdadeiro Comandante de Operações.
 
Para saber mais sobre o assunto e se sair muito melhor em uma ocorrência de grande magnitude,  baixe o Manual de Gerenciamento de Desastres do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.


Compartilhe

Comentários (0)