Seja Bem-vindo ao Profissão Bombeiro

Entre agora!

Faça parte da comunidade e inscreva-se hoje!

Conteúdo mais visto

Nada encontrado

Outros posts

Nada encontrado

Você sabe como funciona a tecnologia de extintores AFT?

 
AFT advanced firefighting technology
 
Até onde a tecnologia vai chegar? Difícil responder, não é? Ainda mais na nossa profissão, onde eficiência operacional e tecnologia estão intimamente relacionados. Antes de entrar propriamente no tema que intitula esse post, convido você a fazer um breve mergulho na historia e evolução da atividade de combate a incêndio dos Corpos de Bombeiros. A rusticidade dos velhos tempos chega a nos impressionar e, cada vez que nos deparamos com equipamentos ultra avançados como o AFT, mais nos orgulhamos da bravura e doação dos combatentes que nos antecederam.
 
 
Pois é, meu companheiro… Eu também me emocionei com essa viagem aos temposáureos da nossa profissão, onde se combatia incêndio na raça e na base da vontade (se bem que hoje em dia ainda tem unidade que passa por muito perrengue, remetendo aos tempos do Charles Chaplin ai do vídeo, mas deixa isso pra depois). Em contrapartida, Corpos de Bombeiros de vários estados do Brasil já utilizam do mais novo equipamento para combate a incêndios disponível no mercado mundial. Trata-se do aparelho portátil AFT (Advanced Firefighting Tecnology ), de fabricação alemã, que faz a dura atividade de combate a incêndios parecer um game do Playstation.
 
Extintor portátil AFT bombeiros
 
Na tecnologia AFT, o fabricante produz água nebulizada ultrafina de distribuição concentrada utilizando esguichos especialmente desenvolvidos para lançar gotículas em velocidade supersônica. Isto resulta em rápido resfriamento devido à intensa absorção do calor, pois a névoa gerada expande-se 1640 vezes, inerciando, assim, a atmosfera em torno do fogo. Então, o efeito combinado de resfriamento e abafamento resulta na rápida e eficiente extinção do incêndio.
Esses sistemas portáteis, ainda de acordo com o fabricante, são disponibilizados na versão de extintores manuais (Hand-held) e costais (Backpack). O segundo modelo pode ser transportado nas costas como mochila, em viaturas comuns e em motocicletas especiais. O equipamento utilizado pelos Bombeiros da Paraíba é do tipo AFT 9L, que é composto por um cilindro de ar comprimido de 300 bar de pressão e um cilindro com capacidade para 9 litros de água, que é equivalente aos sistemas convencionais de 90 litros, quando comparado.
Trata-se da mesma tecnologia utilizada pela NASA (Agência Espacial Americana) no sistema de propulsão de foguetes. No AFT 9L, cada gotícula de água pressurizada se expande 1640 vezes, proporcionando maior eficácia do equipamento e segurança para quem o opera. Numa situação de emergência poderá ser utilizada quaisquer tipos de água: doce, suja, salgada e deionizada etc.. A água corrente, por mais suja que seja, poderá ser utilizada, desde o operador do equipamento tome a precaução de coar o líquido, até mesmo com um pedaço de pano, para evitar que a sujeira venha a bloquear a saída do esguicho. Pois bem, chega de apresentações. Clique no vídeo, veja o AFT funcionar e conclua por si mesmo.
 
 
O que achou do equipamento? Comente.


Compartilhe

Comentários (0)