Moto-resgate: lutando contra o tempo para salvar vidas
O aumento da frota de veÃculos, a lentidão e as vias estreitas do trânsito, além da necessidade do atendimento em tempo ideal nas emergências pré-hospitalares (minutos de platina) justificam a necessidade do serviço de Moto-resgate. O trabalho consiste na prestação da primeira resposta pré-hospitalar à s diversas vÃtimas de trauma, principalmente os oriundos de acidentes de trânsito, utilizando-se, para tal, de um efetivo especializado que tripula motocicletas equipadas e próprias para esta atividade.
Â
A cada ano que se passa, o Moto-resgate (ou Moto-socorrismo) cresce mais e se consolida nos corpos de bombeiros do Brasil. Estados como Alagoas, Ceará, Minas Gerais, ParaÃba, São Paulo, além do Distrito Federal, representado na imagem abaixo, já dispõem desse tipo de serviço.
Destaca-se, porém, a organização e importância que se vem dando ao Moto-resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que conta hoje com um serviço fortemente estruturado e com um Curso de Especialização em Moto-resgate que é referência nacional. O Moto-resgate de Pernambuco mostra-se como um dos principais pilares que sustentam a atividade do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-hospitalar (GBAPH) daquele estado e, digasse de passagem, muito se deve ao árduo trabalho do amigo Major Gilson Beltrão, um dos pioneiros do serviço no estado, sendo possuidor de diversas especializações na área e o atual coordenador do Curso de Moto-resgate do CBMPE.
Compartilhe
Moto-resgate: lutando contra o tempo para salvar vidas
Compartilhe