Seja Bem-vindo ao Profissão Bombeiro

Entre agora!

Faça parte da comunidade e inscreva-se hoje!

Conteúdo mais visto

Nada encontrado

Outros posts

Nada encontrado

28 de Dezembro - Homenagem ao Dia do Guarda-vidas

Por Jack Emerson Barros Viana – Maj BM – Cmt do Grupamento de Salvamento Aquatico do CBMAL

“Valorosos Guarda-Vidas,

Foi aos 8 anos de idade que tive o primeiro contato com a tão honrada profissão. Em férias no Rio de Janeiro, em pleno verão na praia de Copacabana, afastei-me de meus familiares e, na condição de criança perdida, fui rapidamente encaminhado ao Posto de Salvamento, onde os Guarda-Vidas acalentaram meu pranto e, posteriormente, entregaram-me ao meu tio.

Guarda-vidas

Em outras linhas do livro de Deus, que alguns chamam de Destino, aos 21 anos fui admitido ao Corpo de Bombeiros e, aos 28 anos, de volta ao Rio de Janeiro, tive a oportunidade de participar de um dos mais intensos treinamentos militares do Brasil: o Curso de Salvamento no Mar; assim tornei-me guarda-vidas.

Hoje, aos 38 anos, tenho o imenso orgulho de comandar o Grupamento de Salvamento Aquático, Unidade Especializada do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que, por meio do serviço de guarda-vidas, realiza os mais ostensivos dos serviços de bombeiro: a prevenção e o salvamento aquático.

Com o máximo respeito a todos os profissionais e, especialmente, aos bombeiros, no dia de hoje, 28 de dezembro, data reservada aos Guarda-Vidas no Calendário Nacional, permitam-me fazer justa homenagem a esses valorosos profissionais, que não usam máscaras, não dispõem de equipamentos tecnológicos, mas salvam vidas.

Na praia, cenário em que todos os cidadãos se nivelam por um traje de banho, o guarda-vidas é o profissional incumbido por Deus e pelo Estado de atuar preventivamente, orientando os banhistas a evitar situações de risco e exposição ao afogamento. Na inevitável ocorrência de afogamentos, é quase sempre com uso exclusivo de seu preparo físico, técnico e psicológico que o guarda-vidas arranca o afogado da força das correntes marítimas e o devolve à segurança. Ao guarda-vidas, a sociedade só oferta uma alternativa: Traga meu ente querido com vida!

Nesta data que os homenageia, ponho-me a parte da classe profissional e, na condição de membro da sociedade, transmito a todos os Guarda-Vidas, de capacitação especial ou de vocação, da ativa ou da reserva, meus sinceros agradecimentos. Agradeço publicamente pelo seu valoroso trabalho diário, que vela pela segurança de todos, expondo seu corpo às intempéries e ao risco de morte.

Embora agradecimentos sejam por vezes esquecidos, orgulhem-se da profissão que Deus lhes confiou: sois instrumento do Senhor e graças ao vosso suor, muitas lágrimas são poupadas, e, tal como ocorreu comigo, crianças tem a oportunidade de viver um futuro, assim como adultos tem a oportunidade de recomeçar suas vidas.

Que Deus os abençoe hoje e sempre!

A qualquer hora, com qualquer tempo, em qualquer mar – Salvamento!”

Bote guarda-vidas



Compartilhe

Comentários (0)