Seja Bem-vindo ao Profissão Bombeiro

Entre agora!

Faça parte da comunidade e inscreva-se hoje!

Conteúdo mais visto

Nada encontrado

Outros posts

Nada encontrado

Seja educado, dê passagem para as viaturas de bombeiro

Um dos momentos mais criticos para quem trabalha nas ruas com qualquer tipo de emergência é justamente o seu deslocamento nas ruas. O excesso de veiculos  e o consequente congestionamento, tipico dos grandes centros urbanos, causam um stress desnecessario, mas frequente, antes mesmo de chegarmos ao local da emergência. Este momento, que deveria ser dedicado ao planejamento das ações no local da ocorrência, alem da obtenção de informações essenciais junto a central de operações, acaba se tornando tenso ao ponto de desconcentrar os socorristas. Isto se deve a falta de cordialidade, educação ou ate mesmo de atenção de muitos motoristas, que acabam, querendo ou não, atrapalhando a vida de bombeiros, policiais e outras equipes que, por lei, possuem prioridade no trânsito. Ressalte-se que, de acordo com consagradas teorias do atendimento pre-hospitalar (como o Principio da Hora de Ouro e dos Minutos de Platina), um atraso no atendimento do paciente pode levar a agravos em seu quadro clinico ou traumatico. Alem do mais, vale ressaltar que boa parte dos acidentes envolvendo bombeiros e policiais acontecem justamente no deslocamento das equipes, ou seja, no trânsito. Falo com a propriedade de quem ja se envolveu em um acidente no deslocamento para uma ocorrência (posso afirmar que não foi um uma experiência boa, pois, inclusive, houve vitima fatal). Portanto, abrace a campanha e divulgue a mensagem:

Dê passagens viaturas e ambulâncias

Para driblar o trânsito e surtir um melhor tempo-resposta aos atendimentos, alguns corpos de bombeiros ja utilizam do serviço de moto-resgate.
 
Por fim, vale ressaltar que, alem de educação, trata-se de uma obrigação dos motoristas. Veja o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto a esta questão: “O artigo 29 do CTB  determina que os veículos destinados a salvamento e socorro de incêndio têm prioridade de trânsito quando em serviço de urgência, identificado pelo alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. Quando os dispositivos estiverem acionados, os condutores devem se direcionar para a faixa direita da via, deixando livre a passagem pela faixa da esquerda. O motorista que desrespeitar a norma fica sujeito a multa gravíssima - R$191,54. Quanto aos pedestres, a orientação é atravessar a via apenas quando o veículo já tiver passado.”


Compartilhe

Comentários (0)