Seja Bem-vindo ao Profissão Bombeiro

Entre agora!

Faça parte da comunidade e inscreva-se hoje!

Conteúdo mais visto

Nada encontrado

Outros posts

Nada encontrado

Alguns cuidados para curtir sua festa junina com segurança

O São João chegou e com ele o previsto aumento no número de ocorrências envolvendo o manuseio inadequado do fogo. A cultura junina no Brasil embeleza seus festejos com fogueiras, fogos de artifício e o tão combatido balão, dentre outras práticas.
 
De uma maneira ou de outra, todos acabam se envolvendo com o emprego do fogo nessa época: as crianças, sempre encantadas com a beleza, o barulho e a surpresa dos artefatos, e os adultos, sempre preocupados com a segurança das crianças ou até diretamente ligados ao acendimento de fogueiras ou com a soltura de balões.

Por se tratar de uma tradição secular, mais vale orientar do que tentar coibir o uso desses materiais. Daí vão algumas dicas do Profissão Bombeiro para o seu São João mais seguro:
  • Não incentive nem pratique a soltura de balões: eles podem provocar incêndios urbanos e florestais, além de serem um perigo potencial para aeronaves.
  • Cuidado com os fogos: 1) Não segure rojão com as mãos! Prenda-o em uma armação, cerca ou muro; 2) Não tente acender fogos que falharam. Ao contrário, eles representam maior perigo. Assim, guarde-os em um recipiente com água, com os que já foram utilizados; 3) Verifique a procedência, certificação e a faixa etária dos fogos que você adquirir.
  • Cuidado com o manuseio de álcool ou outros inflamáveis: opte pelo álcool em gel, se for imprescindível o uso.
  • Fogueiras não devem ser acesas próximo a redes elétricas e devem usar pouca madeira, para evitar chamas de grande intensidade.
  • Muito cuidado com as crianças: Nunca as deixe sozinhas e acompanhe de perto a soltura de fogos, que devem ser adequados conforme a idade: crianças só podem manusear fogos tipo A (chuvinha, chumbinho); adolescentes os de tipo B (traques e cobrinhas) e adultos maiores de 18 anos o tipo C (rojões e bombas). Em caso de dúvidas, siga as recomendações de uso e idade contidas na embalagem do produto.
Boas festas e muito cuidado! Lembre-se que um acidente pode acabar com qualquer alegria.


Compartilhe

Comentários (0)