Seja Bem-vindo ao Profissão Bombeiro

Entre agora!

Faça parte da comunidade e inscreva-se hoje!

Conteúdo mais visto

Nada encontrado

Outros posts

Nada encontrado

Saiba tudo sobre os Águias: a tropa de Salvamentos Especiais do Corpo de Bombeiros de Alagoas

Resolvi dedicar este post a um assunto cuja abordagem me traz um imenso prazer e orgulho, pois tenho a consciência que, de uma forma ou de outra, também faço parte dessa história. Dedico estas breves linhas que se seguem à equipe de Salvamentos Especiais do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas – Os ÁGUIAS, grupo seleto, formado por militares extremamente dedicados à causa bombeiro militar, ao ofício que abraçaram como profissão e estilo de vida.
 
A filosofia:
 
COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL é um dos lemas seguidos fielmente pelos Águias, sendo uma característica de seus integrantes a VOLUNTARIEDADE e o empenho em qualquer missão, independentemente de hora, local, tempo ou situação, abdicando, muitas vezes, do conforto do lar, da companhia de seus familiares e de momentos de folga para a dedicação sublime em SERVIÇOS, OPERAÇÕES E TREINAMENTOS.

O ÁGUIA é forjado a ferro e fogo para enfrentar OPERAÇÕES COMPLEXAS E DE ALTO RISCO, ditas OPERAÇÕES DE SALVAMENTOS ESPECIAIS.
 


 
O Curso:
 
O Curso de Salvamentos Especiais (CSEsp) consiste em aproximados 06 meses de intenso treinamento em todas as áreas de atuação operacional, sendo RECONHECIDO E PRESTIGIADO NACIONALMENTE, onde, além de alagoanos, também participaram bombeiros do Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
 
O CURSO é dividido em módulos, simulando desde atuações rotineiras até as situações com o mais alto grau de dificuldades, onde o FÍSICO, o TÉCNICO e o PSICOLÓGICO devem funcionar em harmonia, pois o bombeiro muitas vezes se depara com casos em que a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa irá depender de sua atuação, que deverá ser rápida, precisa, segura e técnica. O sucesso do curso foi tamanho que, em 2008, fomos agraciados com uma cobertura nacional pelo Fantastico da Rede Globo.
 
 
 
 
 
 

Dessa forma, a doutrina dos Águias está sendo disseminada Brasil afora e o sucesso é pleno e indiscutível. Um bom exemplo é que, no estado do Maranhão, o Curso de Salvamentos Especiais foi implantado com extremo sucesso e uma excelente taxa de aceitação, trazendo bons resultados operacionais e influenciando diretamente no moral da tropa (veja o blog do CSEsp/CBMMA).

A inspiração:

Por fim, sabe por que utilizamos a ÁGUIA como simbolo da equipe? Por se tratar de uma AVE ABENÇOADA por Deus e citada biblicamente como o símbolo dos que Nele confiam:
 
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como ÁGUIAS; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (ISAÍAS 40 – 31)


Compartilhe

Comentários (0)